terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A psicanálise dos contos de fadas - Bruno Bettelheim


[Tirando a poeira da estante...]


Ei... você, em algum momento já pensou que apenas viver cada segundo não seja algo tão importante assim? Ou que além de apenas viver, estar consciente da sua própria existência seja uma das necessidades mais básicas e importântes para significar as nossas vidas? Pois é caros amigos e frequentadores do Psicafé e Bolacha. Me permitam servi-los de uma pequena parcela deste livro (A Psicanálise dos Contos de Fadas). O título me chamou bastante atenção quando o vi empoeirado na estante, confesso que tenho uma tendência a linha Sistêmica Familiar e me deleitar na Psicanálise não é bem o meu forte, mas tentemos...


Contos de Fadas... Eles marcaram nossa infância, serviram para aguçar nossa imaginação e para nos embalar no sono. Mas qual a visão psicanalítica diante deles? O que e em que momento a criança passa a significar?


" Ao contrário do que diz o mito antigo, a sabedoria não irrompe integralmente desenvolvida como Atenas saindo da cabeça de Zeus; é construída por pequenos passos a partir do começo mais irracional.".


Ou seja, tudo é construção é processo. A criança aprenderá de forma gradual a se entender melhor, para a partir daí entender os outros e por fim relacionar-se de forma significativa e satisfatória. Diante disso inclui-se a experiência, as quais darão sentido na vida.


"Para que uma estória realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar sua curiosidade. Mas para enriquecer sua vida, deve estimular-lhe a imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções.". Aqui cabe um gole forte de café preto - Prestem atenção!! IMAGINAÇÃO, INTELECTO E EMOÇÃO. Grande parte da construção identitária do homem está no que a cultura lhe ensina e para as crianças a literatura é extremamente imporante.


Vejamos, o conto de fadas vai mexer nestes pontos porque os contos buscam no inconsciênte da criança os problemas interiores dos seres humanos e diante deles mostra as soluções possíveis.

Os contos transmitem significados manifestos e encobertos que se comunicam com todas os níveis de personalidade humana. Suas mensagens chegam a mente consciente, pré- consciente e inconsciente. "Começam onde a criança realmente se encontra no seu ser psicológico e emocional. Falam de suas pressões internas graves, de modo que, ela de modo inconscientemente compreende e - sem menosprezar as lutas interiores mais sérias que o crescimento pressupõe - oferecem exemplos tanto de soluções temporárias quanto permanentes para dificuldades prementes.".


Então, meio que visita rápida, ou café sem açúcar, fico por aqui. Teria mil coisas para aprofundar neste tema, porém o que importa no momento é compreender a importância que estas estórias têm na vida, ou melhor, na luta de significado de todas as nossas crianças. Pensem bem, nem tudo é apenas passatempo.



4 comentários:

  1. Sabe um filme de contos de fadas que daria uma análise memorável?
    Alice, no País das Maravilhas, com o Johnny Depp.

    É facilmente perceptível que todos aqueles diferentes personagens que Alice encontra são, em verdade, símbolos de conteúdos da personalidade dela.

    O gato risonho, o chapeleiro louco, a lagarta, a rainha de copas... Todos eles, são conteúdos dela.
    O fato dela cair em um poço (a interiorização), para após encontrá-los em um novo mundo (o inconsciente).

    É muito rico e complexo, vale uma análise cuidadosa, que não tenho gabarito para fazer a contento rsrs.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu diria até que o fato dela cair num poço ou buraco por assim dizer seria o intermediário da vida real para o seu subconsciente. Cair por assim dizer é a passagem entre os dois mundos.
    Muito boa a reflexão, adorei o texto.. estarei sempre por aqui *-*

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, o grande problema dos "contos de fadas" é o FINAL FELIZ.

    As crianças crescem com a doce ilusão de que tudo (sempre) vai terminar bem!

    Mas acontece que não é bem assim que as coisas funcionam... e aí vem a ilusão, as decepções... e os conflitos internos.

    Beijo Nessa!

    ResponderExcluir
  4. Nessa!!! que texto moça... mais posso ainda acrescentar para você um belo livro que acrescenta mais ainda esse que é o Fadas no Divâ de Mario Corso! ótimo livro! aconselho mesmo!

    beijão!

    ResponderExcluir