terça-feira, 3 de agosto de 2010

Freud não sabe brincar.

Freud tomava um café quentinho no psicafé e bolacha outro dia, e ao conversar sobre suas pacientes histéricas de tempos atrás falara com um tom de voz de cientista, de pesquisador. Foi fascinante poder ouvi-lo e analisar cada detalhe de seu discurso eloquente. Foi fascinante até mesmo quando ao conversar e mastigar um pedaço do biscoito, passatempo recheado, encontrado sobre a mesa, ele dava umas pausas e certificava-se em limpar os dentes. Foi lindo!! E não sou fã.
Bom, ele tinha lá suas teorias sobre a neurose, sua origem e como tratá-las. E a verdade é que as mocinhas da época davam seus pitis e depois ninguém sabia como explicar as amnésias lacunares, os traumas, recalques, enfim... Fiquei um tanto intrigada com este relato e o questionei de imediato. O que tanto tinha estas histéricas? E ele prontamente respondeu - dinheiro. Depois disso entendi porque pobre não pode dar piti.
Continuando...
De início não foi fácil para ele, que mesmo sendo muito inteligente e com seus 30 anos (se não me engano), saiu em busca de estágio (pelo menos não pediam experiência, curso de inglês, informática,cadastro no iel, ciee,...).
No estágio conseguiu algo bem diferente do que buscava. Foi com o tal orientador, o chamado Charcot - aquele do teatro histérico, que Freud teve acesso pela segunda vez à hipnose. E veio a "pagar a língua tempos depois".
Depois de assistir a tantas "peças" do tal orientador, ouviu algo no bar, dito pelo próprio que o fez definir a causa da neurose. NESSE MOMENTO PODE-SE ABRIR ASPAS - toda a história neurótica e obsessiva de Freud com relação ao sexo, deve ter surgido daí.
Pois, o que ele de fato ouviu? - Bom, Charcot ao responder um aluno, em pleno bar, falou num tom de deboche, que o que faltava as histéricas era um pênis. E depois disso, deu o que deu (no bom sentido) a sua primeira teoria da neurose.
Mas enfim, entre um gole e outro do café frio já, queria apenas pontuar algo de extrema importância em qualquer instância de nossas vidas - pessoal, profissional, amorosa, enfim... Prestemos mais atenção ao discurso completo e não a metade dele. Pois teorias inteiras podem precisar ser reformuladas por não ouvir, ou por não interpretá-la da forma correta. Errar é humano mas fechar os olhos para a verdade é gostar de persistir no erro. E ai a FAP explica - analise os seus CRB's1.

4 comentários:

  1. auhahuauhauhahu
    Meu Deus, paguei super pau agora!!
    Que texto bom foi esse hein Nessa??
    Ameeeeeeeeei!!
    bjos e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, gostei.

    Freud só pensava "naquilo" também.
    Bem fez Jung em se afastar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nessa... passei pelo seu orkut como quem n quer nada e vi que vc tinha esse blog... Bom, n preciso expressar o quanto gostei desse seu texto não é? rsrsrs Virei fã!!! Visitarei constantemente... Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Post inteligente e bem humorado!
    Vou seguir!
    Beijos!

    ResponderExcluir