quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fazendo a Ponte



É... talvez tenha sido a tal burocracia a maior responsável pela educação aqui em nosso país. Em Portugal, Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, encontra-se a Escola da Ponte. Para quem tem acompanhado ou ao menos vivido a educação aqui no Brasil, vai ficar de boca aberta ao ver como autonomia e responsabilidade quando dada à criança realmente vale a pena!! Já dizia uma certa professora "criança gosta de aprender!". De fato, lá são os próprios alunos os responsáveis pela escolha de seu plano de estudo, de cooperação e de entreajuda.

Mas e os professores? - Bem, estes são chamados de tutores e dão supervisão e suporte. A escola foi fundada pelo professor José Pacheco, é uma escola pública e tem obtido ótimos resultados.
Para nós, que não estamos acostumados com esta realidade, fica até difícil acreditar que uma escola pública além de garantir conhecimentos em Matemática, História, etc, também dá espaço à cooperação, a liderança, a importância do saber ouvir e respeitar o próximo.
Nas assembléias, dirigidas pelas próprias crianças são discutidos os seu deveres e direitos e o mais brilhante, acreditem - professores levantam a mão para pedir palavra as crianças. É de fato tudo muito bonito por saber que é real e que se ajustado a nossa realidade pode dar muito certo também.
No mais, é um ótimo lugar para se conhecer ao visitar o país. Eles estão de portas abertas!


9 comentários:

  1. Primeiro parabenizando pelo novo blog, que mesmo não planejado ficou muito legal e aconchegante! Adorei a idéia.
    Segundo: Quem dera eu pudesse partilhar da mesma espécie de educação que os garotinhos da escola da ponte, estou certa que seria muito mais fácil encarar diversos detalhes como os que encontramos na Ruy.
    Bjos Nêssa e sucesso com o novo blog.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Sah!! Vai ser um bom lugar para estudar, tipo um rascunho (detalhe pensei nisso agora, haiahuahauah.
    Também fico pensando assim como vc, se eu tivesse estudado lá o q seria diferente hoje. Mas é assim mesmo, meus filhos que se preparem ^^

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ler isso... pude imaginar num futuro próximo, quem sabe, eu aplicando esse método de ensino e aprendizagem aos meus pequenos filhotes (alunos).

    ResponderExcluir
  4. Sinto estragar o lindo sonho, mas como estudante de jornalismo focada no real tenho o desprazer de dizer que lamentavelmente este futuro não é próximo mas sim muito distante. Primeiro, porque não há interesse do governo para isto, segundo porque seria necessario uma reeducação de nós brasileiros. Crescemos achando que trabalho é sacríficio, e como estudante aqui é tido como trabalhador, para nós, estudar também é sacrificio. Pensando nisto e em várias outras coisas que renderiam mas um post do que um coment e por isso não irei digitar, acho tudo isto muito lindo, mas é uma realidade que inegavelmente não é a nossa nem está próximo de ser.
    Nó mais (como diz uma vizinha minha rs), deve ser muito interessante conhecer está cultura tão diferente e quando tiver oportunidade não deixarei de visitar.
    Parabéns pelo blog Nêssa te amo do fundo do meu heart!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de achar um ótimo exemplo para nós, também, infelizmente, estou de acordo com o que vc disse lai. Mudar uma realidade não é algo que conseguimos em pouco tempo e de maneira fácil.
    Mas gosto de pensar também que nada é impossível e que sempre podemos dar o primeiro passo.
    "Nó mais" tbm te amo xuxu!! e valeu pelos parabéns, é sempre bom um estímulo.
    bjoo

    ResponderExcluir
  6. Pois é verdade, se a escola daqui focasse mais o crescimento moral e aprendizagem das crianças em outros ramos da vida sem dúvidas teríamos melhores resultados para sociedade. Infelizmente isso é uma realidade em poucas instituições particulares do brasil. O que vejo cada vez mais são escolas particulares focadas somente no resultado ou eficiência nas provas, isso faz o aluno perder todos o seu estímulo para buscar o seu crescimento na vida se mesmo. Sobre as escolas públicas do brasil, está bem atrás desta realidade, infelizmente! Vini...

    ResponderExcluir
  7. Você falou algo interessante, o que são as provas nas escolas, faculdades e afins? - Nada mais é que um motivo de mostrar pra n sei quem o quanto você consegue acertar ou errar questões. Esquece-se do real motivo de uma avaliação, que é aprender e não reproduzir da forma que o professor, a instituição ou o MEC deseja.

    ResponderExcluir
  8. É amiga isso é um sonho um tanto que distante... lindo blog adorei...

    Débora

    ResponderExcluir